Academia de Londrina oferece estrutura de atleta profissional para pessoas comuns
Esqueça os tradicionais exercícios de musculação, esteira e bicicleta. Hoje, a prática de atividades físicas tem que ser um momento de prazer. Entre as novidades estão os exercícios funcionais, e Londrina é pioneira nessa área. A ONE Funcional foi a primeira academia do sul do Brasil a abrir um espaço dedicado a esse treinamento. “Nunca gostei do treinamento convencional. Nossa ideia foi justamente oferecer um lugar diferente, que chamasse a atenção do aluno para que ele despertasse para o prazer da atividade física. Agregamos saúde, bem-estar e estética”, diz a fisioterapeuta e empresária Larissa Biazi.
Os equipamentos trazidos para Londrina são os mesmos utilizados por grandes times e atletas profissionais do mundo. “Usamos a metodologia internacional FMS. Aplicada em times de futebol profissional, ela comprovou que, trabalhando com os exercícios corretivos, houve redução das lesões nos atletas nas temporadas. Trouxemos isso para as pessoas comuns e, com isso, conseguimos reduzir as lesões no nosso dia a dia, pois podemos, por exemplo, torcer o pé ao pisar em pedrinhas no chão, lesionar o ombro ao virar para trás para pegar um objeto”, exemplifica Larissa. Os exercícios aumentam a resistência, a força, a elasticidade, a agilidade e ajudam na perda de peso, na coordenação motora e no ganho de massa muscular.
Os equipamentos têm tecnologia pneumática que elimina a necessidade de anilhas (aqueles pesos tradicionais da academia) e trabalha com pesos bem específicos, grama a grama. Dessa forma é possível se exercitar em qualquer velocidade e peso. “Atendemos a todos os públicos, de todas as idades. Com esses equipamentos, conseguimos usar a intensidade ideal para cada aluno”, explica Larissa. Segundo ela, cada pessoa tem um foco quando chega à academia, e é em busca desse objetivo que os exercícios são montados. “O atendimento é individualizado e sempre pensado para ser lúdico. Antes de começar, todos passam por avaliação com fisioterapeuta”, acrescenta.
A advogada Elizângela Ribeiro, de 37 anos, faz o treinamento funcional há nove meses.
“No início queria perder peso, e isso de fato aconteceu. “Acho essa modalidade mais dinâmica que a academia convencional, já tinha feito academia antes, mas parava”, recorda. Segundo ela, ao unir atividades aeróbicas com força, os resultados vieram de forma mais rápida. “É bem mais prazeroso e dinâmico, posso jogar vôlei ou basquete durante os exercícios, que têm acompanhamento o tempo todo”, completa.
Adepta da corrida, Elizângela também viu benefícios nessa parte.
“Corro mais tempo e de forma mais fácil hoje. Tanto eu como meu marido viramos adeptos do treino funcional. Hoje a atividade física não é mais obrigação, é gostoso vir aqui”, garante.
Seja atleta profissional, amador ou mesmo pessoa sedentária, qualquer um pode começar a praticar essa modalidade e “brincar” de jogar futebol, vôlei, basquete ou tênis. Essa atividade é feita em um equipamento da Vertimax. “Nele conseguimos simular vários esportes. Para quem pratica essas modalidades, há melhora na performance. Para quem não pratica, há o lado lúdico do exercício”, diz Larissa Biazi.
Além dos exercícios funcionais, a ONE Funcional oferece Pilates, atendimento de fisioterapia e microfisioterapia. O Studio tem os aparelhos já conhecidos do Pilates e também uma novidade: o Neopilates, que usa diferentes objetos, como tecidos. “Ele é um pouco circense, mais dinâmico”, explica Larissa. Tantas opções têm um único objetivo: incentivar todos a fazerem exercícios com prazer e resultado.
Fonte: Revista Corpore http://revistacorpore.com.br/materias/bem-estar/atividade-fisica/treine-como-os-atletas